(19) 3522-5555 - (19) 3527-0149 | WhatsApp: 99611-7400 | hotel@hoteltertulios.com

6 curiosidades sobre o sudeste do Brasil
24 ago

6 curiosidades sobre o sudeste do Brasil

A região Sudeste é formada por 4 estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

É uma região que se destaca pelo intenso comércio, desenvolvimento urbano, cultura e vida noturna intensa. São estados que participaram em vários processos econômicos ao longo da história do Brasil.

Por ser uma região tão industrializada e ligada às principais empresas do Brasil, o Sudeste engloba muito desenvolvimento tecnológico.

O Sudeste brasileiro é uma região muito importante para o país, em termos comerciais e culturais. Quer saber um pouco mais sobre essa porção do Brasil? Continue lendo este post, pois separamos 6 curiosidades sobre o Sudeste do país.

1. Clima

O clima nessa região é uma coisa interessante, afinal, outras regiões do Brasil conhecem São Paulo como “terra da garoa”, ou notam que sempre está quente no Rio de Janeiro e Espírito Santo, mesmo que estejam na mesma região do Brasil.

Os climas que são notados no Sudeste brasileiro são: tropical, subtropical, tropical de altitude e litorâneo úmido.

Esses diferentes climas dão a cada região do sudeste um clima completamente diferente do outro, como garoas, umidade, ventos, muito sol, muita chuva, frio em uma parte do dia, entre outras.

Por isso, uma curiosidade sobre o clima da região sudeste é que ele é imprevisível, sempre mudando, é possível notar que há calor em alguns dias de inverno, assim como uma  esfriada nos dias de verão.

2. Densidade populacional

A região Sudeste é a mais populosa do país, com ênfase no estado de São Paulo, a região metropolitana do estado abriga 21 milhões de habitantes, cerca de 10% de toda a população brasileira.

Essa curiosidade é um fator interessante pois implica diretamente no desenvolvimento urbano da região. Um fator que é possível notar na capital do Estado de São Paulo é a verticalização da população, onde os prédios passam a ser mais comuns.

Isso também ocorre, pois desde a década de 1950, a região recebe muitas pessoas de outras regiões do Brasil, o que torna o Sudeste, a região mais diversificada e culturalmente rica do Brasil.

3. Comidas típicas

Como já falado, a região Sudeste é muito diversificada, não apenas por moradores de todo o Brasil, mas também por receber pessoas de todo o mundo.

Cada estado dessa região tem uma comida típica diferente, Minas Gerais, por exemplo, é um destaque na comida brasileira, com diversos pratos típicos e deliciosos.

Já São Paulo, tem uma diversidade de destaques em comidas de outros países, sendo reconhecido internacionalmente pela pizza deliciosa, mas também com pratos orientais, árabes e muitos outros tipos de culinária.

4. Música

Essa região também é berço de muitos gêneros marcantes do Brasil, como resultado da cultura do Sudeste, a música é um elemento muito importante para a região, e os ritmos que surgiram nela são marcas registradas do Brasil.

Esses ritmos são: bossa nova, samba, funk, choro, lundu e pagode. Esses gêneros musicais são parte muito importante, não só da cultura do sudeste, como também de todo o Brasil.

5. Economia

Como já foi falado, a economia é um fator muito importante para formar o Sudeste que conhecemos. É a região economicamente mais desenvolvida do Brasil, com multinacionais enormes e empresas que se destacam muito.

A economia do Sudeste está baseada nos setores industrial, na agricultura e serviços e comércio. Basicamente os 3 setores da economia: primário, secundário e terciário.

No setor primário as produções do Sudeste são a cana-de-açúcar, café, milho, algodão, mandioca, arroz, feijão e principalmente frutas.

Nos outros setores, é muito diversificado, em São Paulo está localizado o maior parque industrial da América Latina, que abrange vários mercados da economia, tanto nacional, quanto internacional.

6. História

No quesito história, a região Sudeste foi cenário de muitos acontecimentos, as cidades mostram isso, nas construções arquitetônicas e muitos outros fatores.

Minas Gerais, por exemplo, tem um roteiro de cidades históricas que foram muito importantes, onde muitas obras de arte e arquitetônicas ainda são preservadas, importantes para a arte brasileira, em períodos como o Barroco brasileiro. Assim como no estado do Espírito Santo.

São Paulo, foi um dos estados mais importantes durante o ciclo cafeeiro, entrou para a política no regime do café com leite, foi cenário do desenvolvimento industrial no país e também deu origem aos bandeirantes.

O Rio de Janeiro já foi a capital do Brasil, durante o império, a cidade recebeu a família real portuguesa, um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento do estado.

Assim, o Sudeste brasileiro é uma das regiões mais importantes do Brasil, cheia de história, arte, cultura, música, diversidade e potencial econômico. Uma das maiores cidades do mundo está nessa região, assim como diversas culturas.

É uma das principais regiões do país e o desenvolvimento não para. O Sudeste é uma região impressionante, com muitos pontos e curiosidades que valem a pena conhecer.

Vai para Rio Claro? O Hotel Tertulio ‘s, Hotel em Rio Claro – SP, oferece as melhores tarifas para você. Acesse o site.