(19) 3522-5555 - (19) 3527-0149 | WhatsApp: 99611-7400 | hotel@hoteltertulios.com

11 jun

Turismo em Rio Claro, quais pontos visitar

Um destino pouco conhecido, mas que oferece vários pontos para conhecer e garante a diversão e conhecimento. Rio Claro fica a 173 quilômetros da Capital de São Paulo e 85 quilômetros de Campinas. 

O município que fica no interior de São Paulo, que até então era pouco conhecido, em 2015 foi eleita a cidade mais nerd do Brasil pela Amazon. O que levou em consideração este título foi a taxa de remessa de livros, quadrinhos e graphic novels da cultura nerd.

A cidade tem 200.000 habitantes, pode até parecer pequena, mas ela oferece uma diversidade de locais interessantes para os turistas. Além disso, a hospedagem em Rio Claro faz com que as pessoas se sintam confortáveis e fiquem com vontade de voltar.

Atrações de Rio Claro

Um destino perfeito para aqueles que buscam um lugar para relaxar e aproveitar passeios mais calmos e em família. Veja algumas atrações de Rio Claro:

Natureza

Uma das grandes atrações sobre o Rio Claro, é o ponto turístico natural, o Lago Azul, localizado no norte da cidade, possui um tamanho bastante considerável, de 130 km².

O passeio de pedalinho é o que chama atenção dos visitantes, a paisagem é um grande atrativo nesse passeio, o lago e a área verde ao redor consegue impressionar os turistas por causa da sua beleza.

Mas o local também possui outras áreas para lazer, como por exemplo, campo de futebol, quadra, rampas de skate e um amplo espaço para caminhada.

Além disso, Rio Claro conta com uma extensa quilometragem de ciclovias, principalmente em por causa da sua topografia plana, viabilizando o trânsito por meio de bicicletas. Com isso, é bem mais fácil visitar alguns lugares pela cidade, a locomoção ajuda a chegar mais rápido e aproveitar as paisagens pelo caminho, tanto da natureza como urbana.

Outro ponto turístico é o Jardim Público de Rio Claro, ele se tornou o patrimônio histórico oficial do Estado de São Paulo. O jardim fica no centro da cidade e abriga mais de 100 espécies de árvores e possui várias esculturas, como a do Anjo da Concórdia, o Índio e a da Ana Caçadora.

Esse ponto não pode ficar de fora da lista de lugares para visitar na cidade. Ele tem um significado muito grande para o município e é o lugar de diversas atrações culturais e artísticas.

Museus históricos

Na pegada nerd que falamos no começo do conteúdo, Rio Claro oferece vários museus históricos para seus visitantes.

O primeiro deles é o Museu da Energia, ele conta um pouco da história da Usina Parque do Corumbataí, inaugurada em 1895, possui diversos roteiros de estudo sobre o assunto. Vale ressaltar que depois de Campos, no Rio de Janeiro, Rio Claro foi a segunda a receber a iluminação pública.

O Museu do Eucalipto, outra atração da cidade, foi fundado em 1916, possui 16 salas, que mostram o resultado de anos de pesquisas de Edmundo Navarro de Andrade, o criador da Floresta Estadual (conhecido antes como Horto Florestal). 

O lugar contém a maioria de sua plantação, formada por eucaliptos, que já diz no seu próprio nome, que foram trazidos da Austrália, são aproximadamente 2.230 hectares.

Não podemos esquecer de mencionar o Museu de Paleontologia e Estratigrafia da UNESP. O lugar funciona como banco de dados, possui quatro tipos de coleções que contam com milhares de amostras de vegetais, fósseis e outros materiais geológicos. Uma ótima opção para os geeks de plantão.

Passeio nas Alturas

Um dos pontos de maior destaque em Rio Claro é o passeio de balões. A cidade é conhecida por sediar os eventos mais importantes do balonismo, por exemplo, os campeonatos mundiais, sul-americanos e claro, o brasileiro.

Os balões, acima de tudo, representam um show de luzes e sons, isso acontece principalmente na tradicional apresentação do Night Glow. Durante a apresentação, os balões são iluminados no aeroclube de Rio Claro, um dos eventos mais esperados pelos apaixonados pelas competições de balonismo.

Ainda existe a possibilidade de fechar uma passeio de balão de ar quente por umas das empresas de balonismo. É uma ótima oportunidade para apreciar uma paisagem maravilhosa.

A maioria das empresas oferecem um pacote de passeio que podem estar inclusos no voo, brindes com espumantes, café da manhã, traslado para o local e fotos.

Um ótimo lugar para relaxar a mente e ainda conhecer coisas novas com as atrações culturais, históricas e artísticas da cidade. Afinal, obter conhecimento é sempre válido e ainda poder apreciar ótimas paisagens e dar um passeio de balão não tem preço.

Vai perder essa oportunidade de conhecer um lugar tão incrível? Você pode alugar um quarto de hotel em Rio Claro e aproveitar o fim de semana com família ou amigos.

Não deixe de conhecer essa cidade tão incrível! 

Vai para Rio Claro? O Hotel Tertulio ‘s, Hotel em Rio Claro – SP, oferece as melhores tarifas para você. Acesse o site.