(19) 3522-5555 - (19) 3527-0149 | WhatsApp: 99611-7400 | hotel@hoteltertulios.com

Como é o carnaval em Rio Claro
21 maio

Como é o carnaval em Rio Claro?

Por mais que seja uma cidade do interior de São Paulo, Rio Claro garante muita folia durante o carnaval para seus visitantes.

Os hotéis em Rio Claro ficam cheios por causa da alta temporada, a procura por hospedagem na cidade e nas regiões em volta aumentam.

Isso porque nos últimos anos a cidade vem mudando o seu estilo e oferecendo muitas atrações durante o carnaval. O desfile das escolas de samba encantam aqueles que são apaixonados por carnaval.

O carnaval de Rio Claro sofreu uma forte influência do carnaval carioca, cujo o modelo marcou o surgimento de algumas escolas, como Escolas de Brancos – SAMUCA (Grêmio Recreativo Cultural Beneficente Escola de Samba, ou SAMUCA), a CASAMBA (Grêmio Recreativo, Esportivo, Beneficente e cultural Escola de Samba, “CASAMBA”).

Além deles, logo depois veio a Indaiás (GBRC Grupo Beneficente, Recreativo, Cultural, Escola de Samba “Ao Indaiás”), Uva (Unidos pela Vila Alemã) e a Renascer (Grêmio Beneficente, Recreativo e Cultural Escola de Samba Renascer).

Essas escolas conseguiram levar ao carnaval de Rio Claro um novo visual para o desfile na avenida. O luxo e a riqueza de cada fantasia são voltados para a competitividade saudável entre as escolas. 

Esse padrão é seguindo o modelo do Rio de Janeiro, que é uma meta sonhada por todos os carnavais do Brasil.

Quem optar em passar o carnaval em Rio Claro, conta com um desfile encantador, onde diversas pessoas ficam deslumbradas a cada escola que passa.

Rio Claro passou a ser conhecida como a Capital da Alegria, pois mesmo sendo uma cidade pequena garantia uma carnaval agitado para seus moradores e seus visitantes. 

Mesmo com o passar dos anos, que a verba começou a ser menor para a realização dos desfiles e atender a necessidade das agremiações, a prefeitura precisou buscar novos recursos para oferecer atrações durante o feriado.

Com isso, os shows começaram a se tornar populares, eles começaram a levar personalidades de expressão nacional como Noite Ilustrada, Emilinha Borba, Demônios da Garoa, entre outros.

E mesmo com a mudança de estilo, Rio Claro resgatou alguns acontecimentos de velhos carnavais, como a chegada do Rei Momo na Estação rodoviária, a Turma do Zé Pereira e a entrega da chave da cidade ao Rei Momo.

Além dessas tradições resgatadas, criaram um sistema de bailes populares, como no Jardim Público, realizando o Baile dos Anos Dourados, tocando apenas marchinhas antigas de carnaval. 

Mas depois de alguns anos, eles voltaram com os desfiles na cidade, assim trazendo o estilo carioca de volta e atraindo mais turistas.

Um dos principais desfiles acontece na Avenida Visconde do Rio Claro, onde comporta diversas escolas de samba.

A volta dos desfiles fez surgir ainda mais duas escolas dentro da cidade, que são: Pavão de Ouro (Grêmio Recreativo Cultural Beneficente Esportiva Escola de Samba “Pavão de Ouro”) e o Porto Cristal (Grêmio Recreativo Cultural e Beneficente Escola de Samba “Porto Cristal”).

O município atrai em torno de 50 mil pessoas para a rua para assistir os desfiles e participar dos seus bloquinhos pela cidade. Também chama atenção de cidades vizinhas, que se juntam para comemorar esse grande feriado brasileiro.

Todas as atrações do carnaval, que mesmo não acontecendo por alguns anos pela falta de verba, mesmo assim não se perdeu a sua essência. Rio Claro oferece outras opções para seus visitantes.

Caso você esteja querendo descansar durante esse feriado prolongado e ainda quer aproveitar atrações mais calmas e relaxantes, a cidade é perfeita para isso também.

Nosso conselho é que você pesquise por “hotel em Rio Claro” e veja todas as opções que cada um oferece e qual vai atender melhor a sua necessidade, tanto em questão financeira, como em questão de atividades.

Rio Claro é conhecida como uma cidade receptiva e hospitaleira, e seus hotéis não são diferentes. Para os que procuram por hospedagem no lugar, encontra diversas opções onde poderá relaxar, aproveitar o local e ainda se sentir confortável pela qualidade do lugar.

Você também pode encontrar diversos passeios pela cidade, se você gosta de história, o lugar oferece diversos museus onde você pode conhecer parte da história do Brasil, e se gosta do estilo nerd a cidade se torna mais perfeita.

O município foi reconhecido pela Amazon como a cidade mais nerd do Brasil em 2015. Isso porque a cidade teve uma alta taxa de remessa de livros, quadrinhos e graphic novels da cultura nerd.

Além disso, você conta com museus como o Museu da Energia, Museu do Eucalipto e o Museu de Paleontologia e Estratigrafia da UNESP. Museus que trazem à memória parte da história do nosso país.

Além disso, você tem contato com a natureza, o Lago Azul tem 130 km², lá tem o passeio de pedalinho, tem como fazer caminhada e andar de bicicleta em volta do lago. Além de um carnaval maravilhoso, pode aproveitar todos os pontos da cidade.

Vai para Rio Claro? O Hotel Tertulio ‘s, Hotel em Rio Claro – SP, oferece as melhores tarifas para você. Acesse o site.